Léon Denis – O Progresso

Léon Denis – O Progresso

Paris, 1880. Descrição: Léon Denis nos mostra toda sua face elevada e liberal. Ele foi capaz de analisar, ao mesmo tempo, com grandeza d’alma, o progresso político, o social o religioso e o progresso na Imortalidade. Tais estudos nos demonstram o quanto temos ainda a aprender.

O Progresso constitui-se em um dos discursos do grande filósofo espírita Léon Denis, que foi publicado em Tours, no ano de 1880. A conversão desse discurso em livro foi feita pelo autor devido à sua grande receptividade junto aos seus admiradores, conforme ele próprio declara, na introdução desta obra. Um texto envolvente, no qual o mestre Denis analisa, com grandeza d’alma, o progresso político, o social, o religioso e o progresso na imortalidade. O seu discurso aborda progresso das idéias e instituições. Denis demonstra, nesta obra, que o progresso é uma lei natural, que o homem pode obstá-lo, através de suas escolhas, mas não pode detê-lo. E também, que cabe a ele consultar sua consciência para saber como nortear seus atos, no sentido de progredir e colaborar na construção de um mundo melhor.
“Que espetáculos, que maravilhas representam para nossa vida esses mundos longínquos, que variedade de sensações que se podem recolher desses universos! E essas almas prosseguem sua viagem na imensidade, até que, submetidas à lei eterna, retomam órgãos novos, se fixam sobre um desses mundos para cooperar, pelo trabalho, para o seu adiantamento, para o seu progresso. Ante esses horizontes imensos, como nossa Terra fica pequena! E, diante de tais perspectivas, pode-se temer a morte?”

Léon Denis O Gênio Céltico e o Mundo Invisível

Deixe uma resposta